Curiosidade sobre o Carajás Centro de Convenções “Leonildo Borges Rocha”

Conheça mais sobre o Carajás Centro de Convenções

O Carajás Centro de Convenções “Leonildo Borges Rocha”, é uma das obras que o Governo do Pará entregou ao município de Marabá. Administrado desde 2018 pela Organização Social Pará 2000, é um dos mais modernos espaços públicos voltados para turismo e negócios, da região sudeste do Pará. O empreendimento possui três blocos que, juntos, possuem 13 mil m².

O nome Leonildo Borges Rocha é em homenagem a um falecido empresário paraense, que muito contribuiu para o desenvolvimento do interior do Estado do Pará. Uma das coisas que também fazem parte do legado deste empreendedor, é o Shopping Pátio Marabá.

Um dos blocos é destinado exclusivamente a feiras, grandes shows e convenções, com 4.800 m² e capacidade para abrigar mais de 10 mil pessoas, com palco fixo de 200 m², dois camarins, copa, banheiros e toda a estrutura e segurança necessárias para receber grandes eventos. Já o segundo bloco, com andar superior e térreo, abriga ambientes climatizados como área administrativa, praça de alimentação, restaurante e lanchonete.

O terceiro prédio contempla um teatro com 1.008 lugares, que possui, foyer, camarins e banheiros; sala multiuso de 968 m², com capacidade para receber até 900 pessoas, pode ser subdividida em espaços menores (salas moduladas), com capacidade a partir de 40 pessoas cada, além de copa, foyer, hall de entrada e banheiros. Esse bloco possui um auditório para até 522 pessoas, sendo 12 desses lugares reservados para cadeirantes, e que pode ser subdividida em cinco espaços . O quarto espaço é dedicado a um auditório com capacidade para 520 pessoas, sendo que este é adaptável, podendo ser dividido em cinco salas de 100 lugares cada, com divisórias removíveis, isolamento acústico, além de palco, área de circulação, hall e amplo estacionamento.

Mas você sabe o que é Carajás e por que o Centro de Convenções tem esse nome?

A Serra do Carajás, é um acidente geográfico presente no sudeste do Pará. Hoje em dia, essa região se encontra bastante povoada, e abriga os municípios de Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Ourilândia do Norte e São Félix do Xingu. O nome vem dos antigos povos que habitavam a região antes da colonização portuguesa, os grupos índigenas Karajá e Kayapó, que até hoje são povos que estão presentes em diversas regiões do Brasil.

A extensão da serra subdivide-se em regiões, como Serra Norte, Serra Sul, Serra Leste, Serra do Sossego e outras. Entre os projetos minerários em andamento ou com implantação prevista no local, todos eles fazem parte do Projeto Grande Carajás, um grande e ambicioso empreendimento da Vale para extração dos mais diversos minerais da rica região. O Complexo Minerário de Carajás, o Projeto Rio Doce Manganês e o Projeto Salobo são algumas das iniciativas que fazem parte do Projeto Grande Carajás.

Por ser um terreno que sofre constante exploração mineral e onde grandes centros urbanos se instalaram, sofre muitas mudanças paisagísticas, que começaram a acontecer desde a década de 70.

O Carajás Centro de Convenções (CCC) passou por processos de sanitização e revitalização após o encerramento das atividades do hospital de campanha instalado pelo Governo do Pará no local. O trabalho foi executado pela equipe técnica da O.S Pará 2000. Os colaboradores foram treinados seguindo todas as normas e padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A sanitização, bem como os reparos físicos, foi realizada no final do mês dezembro e o local já se encontra apto a receber eventos.
Por Gabriel Nascimento / Ascom O.S. Pará