Carajás Centro de Convenções: de hospital de campanha a principal centro de eventos do Sul e Sudeste do Pará

Não é preciso estudar Economia para saber que o desenvolvimento econômico de uma região, de um estado e de um país é puxado por seus grandes conglomerados urbanos. É lá que a indústria, o comércio e os serviços acontecem e as relações econômicas fluem. É lá também que os pequenos, médios e grandes eventos acontecem.

O Carajás Centro de Convenções (CCC), em Marabá, é o principal endereço dos eventos corporativos, sociais e institucionais do sul e do sudeste do Pará. A cidade, há décadas, é o maior pólo urbano da região e para ela convergem todos os segmentos da agroindústria, todos os segmentos da engenharia de mineração e por consequência um mundo de atividades econômicas nos setores de comércio e serviços.

Inaugurado em dezembro de 2017 – e com uma pandemia pelo meio – o Carajás Centro de Convenções teve fundamental importância no acolhimento de pessoas servindo como hospital de campanha durante oito meses.

“Eu pude fazer um trabalho efetivo de dezembro de 2019 a março de 2020. Quando foi decretada a pandemia. Em abril de 2020, o hospital de campanha foi montado aqui”, afirma Eliane Inês do Nascimento Teixeira, gerente do Centro de Convenções, equipamento fruto da parceria OS Pará 2000 com o Governo do Estado do Pará (Setur-PA).

“Lembro de ter falado para minha equipe. “Independente de qualquer coisa e das circunstâncias – o hospital de campanha deverá ser recebido como um cliente e deverá ser atendido com todo zelo e carinho. Atendemos 38 municípios da região. Pacientes de todas as cidades onde não havia leitos suficientes, nem em hospitais regionais e nem municipais. Foi um aprendizado incrível”, recorda Eliane. Ela ainda acrescenta que foi contratada uma OS com especialização em atividades hospitalares. “Foram instalados 120 leitos e atendidos no período (de abril de 2020 a novembro de 2020), 975 pessoas”, quantifica.

Multifuncional

Eliane explica que o Centro de Convenções de Carajás possui multifuncionalidade, infraestrutura, acessibilidade, tecnologia e localização privilegiada.

“Estamos a 15 minutos do aeroporto de Marabá e o acesso é facilitado pela rodovia Transamazônica. Possuímos 13 mil metros quadrados de área construída e espaços para realização de feiras, shows, congressos, reuniões, confraternizações e eventos corporativos, de pequeno a grande porte”, enumera a gerente executiva.

Retomada dos Eventos

Os eventos do CCC, segundo Eliane, voltaram efetivamente em agosto deste ano.

“Estávamos com uma demanda reprimida muito grande. De repente, foi uma avalanche de solicitações: colações de grau, reuniões de fim de ano, festa de debutantes, casamento. Existe uma volta gradativa acontecendo, de acordo com o decreto estadual (Decreto 2.044 de 3 de dezembro) que disciplina o número de pessoas e todos os cuidados sanitários ainda exigidos”, pondera a gerente.

Eliane reforça que o CCC é o único da região do sul e do sudeste do Pará que possui salas paralelas que podem atender eventos de todos os formatos e tamanhos. “O maior evento este ano até agora foi o encontro da igreja Adventista que reuniu 500 pessoas”, revelou.

Cálculo 

Administradora de empresas, Eliane trabalha há mais de 25 anos na área de turismo e eventos. Com passagens pela Varig, rede Bourbon, Beach Park, Costão do Santinho e Termas da Jurema em seus escritórios regionais com base em Curitiba, a diretora faz cálculos matemáticos em tempos de restrições sanitárias:

“Temos um pavilhão para shows eventos, feiras, que pode atender 10 mil pessoas. No entanto, já fiz os cálculos, com todas as restrições de distanciamento, e pelas normas atuais, podemos receber até 3.5 mil visitantes”, calcula.

“Ainda não há grandes eventos agendados, mas estimo que, como no ano passado, receberemos pequenos e médios eventos, gerando circulação de pessoas, negócios e networking. O mundo volta ao normal, aos poucos”, arremata a administradora.


Serviço:
Carajás Centro de Convenções – Leonildo Borges Rocha
Contato comercial: (94) 98421-3929/ (94) 98420-9301
Atendimento de segunda a sexta de 8h às 18h.

*Por Paulo Atzingen do site Diário do Turismo.

Link da matéria original: https://diariodoturismo.com.br/carajas-centro-de-convencoes-de-hospital-de-campanha-a-principal-centro-de-eventos-do-sul-e-sudeste-do-para/