Carajás Centro de Convenções recebe cerimônia de posse do Governador Helder Barbalho

O governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan, reeleitos no último pleito estadual, tomaram posse simbólica, em solenidade realizada no Carajás Centro de Convenções, em Marabá. A solenidade contou com a presença do prefeito Tião Miranda, vice-prefeito Luciano Dias e prefeitos da região e deputados do Estado do Pará.

“Essa posse é simbólica porque representa a importância que Marabá. Assim como o sul e sudeste tem para o estado. Respeitando a região, mostrando o seu valor devido. A presença do governador reforça o compromisso de mantermos uma parceria que beneficia a população”, comenta Luciano Lopes Dias, o vice-prefeito de Marabá, destacando os investimentos em infraestrutura que o município tem feito, alguns deles com o auxílio do Governo do Estado, como a terceira ponte sobre o Rio Itacaiúnas e obras de pavimentação.  

A posse

O ato segue uma tradição criada por Helder Barbalho, que tem como objetivo reforçar o compromisso em dar atenção a todo o território paraense. Assim como na solenidade realizada em Belém, o governador passou em revista à tropa, na condição de comandante de chefe da Polícia Militar, recebeu a faixa governamental, honrarias de chefe de Estado e discursou para convidados e populares.

Helder Barbalho recebeu a faixa de três pessoas de diferentes representatividades da sociedade: uma aluna da Escola Estadual de Ensino Médio professor Anísio Teixeira, o presidente do Sindicato da Agricultura Familiar de Marabá, Tião Branco, e da liderança Indígena mais antiga da Aldeia Gorotire, Cubeí Kayapó. 

“Temos o compromisso de governar para todas regiões do Pará. Os 144 municípios, de dimensões continentais que necessitam da presença de governo e parceria com comunidade local. Reafirmamos esse compromisso, de fazer um governo municipalista e levando em consideração o desenvolvimento e as peculiaridades de cada cidade”, reiterou o governador.

Helder também afirmou que sua gestão tem compromisso de fazer um governo com características municipalistas. “Fazemos essa posse em Marabá representando a importância do sul e sudeste do Pará e sinalizando a ampliação da infraestrutura rodoviária, envolvimento em saúde, educação, implementação de hospitais regionais e descentralização de serviços de especialidade em saúde”, comenta o governador

Após o evento, ele seguiu para o município de Santarém, em mais uma etapa da cerimônia de posse regionalizada em Santarém. Já na terça-feira (03), a última solenidade de posse regional será realizada em Breves, no Arquipélago do Marajó. 

Informações de Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes e Jordão Nunes